Curso de Licenciatura em Matemática a distância
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 12/09/2024 - 14:43
O curso de Licenciatura em Matemática a distância é direcionado aos professores que lecionam Matemática na Educação Básica na rede pública e que não concluíram um curso superior, tendo como objetivo principal viabilizar a habilitação desse profissional por meio de uma formação na perspectiva da Educação Matemática, buscando contemplar as múltiplas relações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático.
O que se pretende é consolidar a formação na área da Matemática por meio do desenvolvimento de habilidades e competências tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, que contribuem para o professor ser um profissional capaz de atuar na Educação Básica da rede pública por meio do exercício crítico e autônomo de sua prática docente e a consequente reflexão e intervenção sobre essa prática.
Para a terceira turma, iniciada em 2021/2 foram ofertadas 150 vagas, distribuídas para os seguintes Polos: Franca-SP (FRANCA – CENTRO), Patos de Minas – MG (PATOS DE MINAS – CENTRO), Viradouro – SP (VIRADOURO – JARDIM DAS PALMEIRAS), Uberaba – MG (UBERABA – MERCES), Araxá- MG (ARAXÁ – SANTA RITA), Paracatu – MG (PARACATU – CENTRO).
A quarta turma tem previsão de início no 2o semestre de 2024. Para a 4ª Turma serão ofertadas 150 vagas que serão distribuídas para os sete seguintes Polos:
Araxá-MG (20 vagas) (Santa Rita); Formiga - MG (20 vagas) (São Luiz); Lavras - MG (20 vagas) (Serra Azul); Nova Serrana - MG (20 vagas) (Jardim do Lago); Patos de Minas - MG (20 vagas) (Lagoinha); Vitória - ES (30 vagas) (Tabuazeiro); Votuporanga - SP (20 vagas) (Vila Muniz).
INGRESSO NO CURSO
O curso previsto nesse projeto é direcionado para atendimento à chamada do Edital 009/2022 da CAPES. As vagas serão oferecidas para demanda social e o ingresso dos candidatos no curso será via processo seletivo presencial específico e único para todos os polos de apoio, sendo realizado na mesma data e horário. O referido processo seletivo será elaborado pela equipe de professores da Diretoria de Processo Seletivo da Universidade Federal de Uberlândia (DIRPS/UFU) observando o sistema de cotas baseado em fatores socioeconômicos e culturais dos candidatos.
Não é possível o ingresso no Curso como portador de diploma ou transferência.
Metodologia:
O estudo a distância é realizado pelo estudante por meio de leituras individuais; da participação nas web conferências; na interação em fóruns e chats; pela realização de atividades, individuais e coletivas, além do ambiente virtual de aprendizagem sempre com apoio e o acompanhamento de forma direta e mais constante dos Tutores.
No desenvolvimento do curso, são realizados encontros presenciais, aos sábados, previamente agendados nos Pólos, com a finalidade de mobilizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes em determinado período de estudos, com a possibilidade de realização de atividades diversificadas, a saber:
- Palestras que abordem em forma de síntese os conteúdos das diferentes disciplinas ou da formação e atuação profissional do aprendiz de forma mais ampla;
- Apresentação dos resultados das pesquisas temáticas ou por meio de comunicações orais ou de outra forma de participação;
- Avaliações escritas, englobando todos os conteúdos de todas as áreas trabalhadas no semestre.
A carga horária dos Encontros Presenciais é de no mínimo 16 horas, estando previstos pelo menos dois encontros por semestre, com 8 horas cada.
O curso visa oferecer a formação profissional de professores de Matemática para o Ensino Básico (Fundamental – 6º ao 9º anos – e Médio), possibilitando uma visão ampla do conhecimento matemático e pedagógico com condições para posterior especialização em áreas afins, como em Educação ou Educação Matemática, em Matemática, ou nas áreas de Administração Escolar.
O aluno terá uma sólida formação na área da Matemática por meio do desenvolvimento de habilidades e competências tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, que contribuem para o professor ser um profissional capaz de atuar na Educação Básica da rede pública por meio do exercício crítico e autônomo de sua prática docente e a consequente reflexão e intervenção sobre essa prática.