UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SIGLA:

FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Geral:

Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacionais dos alunos surdos.

 

Específicos:

Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tendo a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

 

Ementa

Conceito de Libras, Fundamentos históricos da educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos da Libras.

 

PROGRAMA

1 – A Língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos.

2 – Legislação específica: a Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto nº 5.626, de 22/12/2005.

3 – Introdução a Libras:

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] MOURÃO, M. P. (org.) Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2a. ed. Uberlândia: UFU - Centro de Educação a Distância, 2018. (Guia da disciplina).

Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25236.

Acessado em 23/08/2019.

 

[2] FALCÃO, L. A. Aprendendo a Libras e reconhecendo as diferenças: um olhar reflexivo sobre a inclusão: estabelecendo novos diálogos. Recife: Ed. do Autor, 2007.

 

[3] SOARES, M. A. L. A Educação do Surdo no Brasil. Bragança Paulista/Campinas: EDUSF/Autores Associados, 1999.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] HOMEM DE MELLO, B. Compêndio para o Ensino dos Surdos-mudos. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2012.


[2] GESSER, A. LIBRAS? Que Língua é essa? Crenças, preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.


[3] PEREIRA, M. C. C. [et. al.] Libras: conhecimento além dos sinais [et al.]. São Paulo: Editora Pearson, 2011.


[4] SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: Editora da UFAM, 2002.


[5] MOURÃO, M. P. Ensino da língua brasileira de sinais e formação de professores a distância. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.

Disponível em: http://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13806/1/marisa.pdf Acessado em 17/06/2019.


[6] SKLIAR, C. B. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3 ed. Porto Alegre: Mediação. 2005.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Germano Abud de Rezende

Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância

 

 

Prof.ª Dr.ª Maria Simone Ferraz Pereira

Diretora da Faculdade de Educação - FACED

 


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Documento assinado eletronicamente por Germano Abud de Rezende, Coordenador(a), em 25/06/2024, às 19:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Guilherme Chaud Tizziotti, Diretor(a), em 25/06/2024, às 19:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Simone Ferraz Pereira, Diretor(a), em 28/06/2024, às 13:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020802/2024-18 SEI nº 5474486