UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROINTER II - INFORMÁTICA E ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

SIGLA:

IME

CH TOTAL TEÓRICA:

0 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

90 horas

CH TOTAL:

90 horas

 

OBJETIVOS

Estudar alguns elementos computacionais – editores de texto, planilhas, apresentações – e softwares matemáticos, bem como suas respectivas linguagens de programação, integrando-os com conteúdos da Matemática; Habilitar o licenciando para utilizar os elementos computacionais e os softwares matemáticos estudados; Estabelecer fundamentos para que o licenciando possa analisar, escolher e utilizar outros elementos computacionais e softwares matemáticos, além dos estudados.

Ementa

1 - Estudo de softwares para o ensino de matemática da Educação Básica.

2 - Softwares para elaboração de gráficos, análises estatísticas e softwares matemáticos.

3 – Produção de atividades para o ensino de matemática da Educação Básica em ambientes computacionais.

PROGRAMA

1 - Elementos computacionais básicos

1.1 Editor de texto

1.2 Planilhas eletrônicas

1.3 Assistente de apresentação

2 - Softwares para o ensino de Matemática

2.1 Cabri-Géomètre

2.2 Planilha Eletrônica Excel

2.3 Winplot

2.4 WebQuest

2.5 Objetos de aprendizagem

2.6 MathCad

2.7 Geogebra

2.8 Wingeom

2.9 SLogo

3 - Softwares matemáticos

3.1 MatLab

3.2 Latex

3.3 Maple

4 - Aplicações para o ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio: produção de atividades em um dos seguintes temas:

4.1 Funções

4.2 Função polinomial do 1º grau e do 2º grau

4.3 Funções: modular, exponencial, logarítmica

4.4 Trigonometria

4.5 Matrizes

4.6 Análise combinatória

4.7 Geometria plana

4.8 Geometria no espaço

4.9 Matemática financeira

4.10 Outros tópicos de Matemática sugeridos pelos alunos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] SANTANA, A. A; MARIN, D. & MATOS, F. F. M. Introdução à Informática na Formação do

Professor de Matemática. Uberlândia: UFU - Centro de Educação a Distância, 2014. (Guia da disciplina)

Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25232

Acessado em 17/06/2019.

[2] BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

[3] SAMPAIO, M. N. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] BLACHMAN, N. Mathematica: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1996.

[2] WEISS, A. M. L. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: D.P.A, 2001.

[3] BORBA, M. C. & PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3a Edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.

[4] DE OLIVEIRA, R. Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campinas: Editora Papirus, 2007.

[5] LOPES, C. R. & FERNANDES, M. A. (org.). Informática na educação: elaboração de objetos de aprendizagem. Uberlândia: EDUFU, 2007.

aprovação

 

 

Prof. Dr. Germano Abud de Rezende

Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância

Prof. Dr. Guilherme Chaud Tizziotti

Diretor do Instituto de
Matemática e Estatística - IME

 


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Documento assinado eletronicamente por Germano Abud de Rezende, Coordenador(a), em 18/07/2024, às 14:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Guilherme Chaud Tizziotti, Diretor(a), em 19/07/2024, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020802/2024-18 SEI nº 5540197