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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
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CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: PROINTER II - INFORMÁTICA E ENSINO DE MATEMÁTICA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA |
SIGLA: IME |
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CH TOTAL TEÓRICA: 0 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 90 horas |
CH TOTAL: 90 horas |
OBJETIVOS
Estudar alguns elementos computacionais – editores de texto, planilhas, apresentações – e softwares matemáticos, bem como suas respectivas linguagens de programação, integrando-os com conteúdos da Matemática; Habilitar o licenciando para utilizar os elementos computacionais e os softwares matemáticos estudados; Estabelecer fundamentos para que o licenciando possa analisar, escolher e utilizar outros elementos computacionais e softwares matemáticos, além dos estudados.
Ementa
1 - Estudo de softwares para o ensino de matemática da Educação Básica.
2 - Softwares para elaboração de gráficos, análises estatísticas e softwares matemáticos.
3 – Produção de atividades para o ensino de matemática da Educação Básica em ambientes computacionais.
PROGRAMA
1 - Elementos computacionais básicos
1.1 Editor de texto
1.2 Planilhas eletrônicas
1.3 Assistente de apresentação
2 - Softwares para o ensino de Matemática
2.1 Cabri-Géomètre
2.2 Planilha Eletrônica Excel
2.3 Winplot
2.4 WebQuest
2.5 Objetos de aprendizagem
2.6 MathCad
2.7 Geogebra
2.8 Wingeom
2.9 SLogo
3 - Softwares matemáticos
3.1 MatLab
3.2 Latex
3.3 Maple
4 - Aplicações para o ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio: produção de atividades em um dos seguintes temas:
4.1 Funções
4.2 Função polinomial do 1º grau e do 2º grau
4.3 Funções: modular, exponencial, logarítmica
4.4 Trigonometria
4.5 Matrizes
4.6 Análise combinatória
4.7 Geometria plana
4.8 Geometria no espaço
4.9 Matemática financeira
4.10 Outros tópicos de Matemática sugeridos pelos alunos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
[1] SANTANA, A. A; MARIN, D. & MATOS, F. F. M. Introdução à Informática na Formação do
Professor de Matemática. Uberlândia: UFU - Centro de Educação a Distância, 2014. (Guia da disciplina)
Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25232
Acessado em 17/06/2019.
[2] BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
[3] SAMPAIO, M. N. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
[1] BLACHMAN, N. Mathematica: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1996.
[2] WEISS, A. M. L. A Informática e os Problemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: D.P.A, 2001.
[3] BORBA, M. C. & PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3a Edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.
[4] DE OLIVEIRA, R. Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campinas: Editora Papirus, 2007.
[5] LOPES, C. R. & FERNANDES, M. A. (org.). Informática na educação: elaboração de objetos de aprendizagem. Uberlândia: EDUFU, 2007.
aprovação
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Prof. Dr. Germano Abud de Rezende Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância |
Prof. Dr. Guilherme Chaud Tizziotti Diretor do Instituto de |
| | Documento assinado eletronicamente por Germano Abud de Rezende, Coordenador(a), em 18/07/2024, às 14:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | Documento assinado eletronicamente por Guilherme Chaud Tizziotti, Diretor(a), em 19/07/2024, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5540197 e o código CRC 09187127. |
| Referência: Processo nº 23117.020802/2024-18 | SEI nº 5540197 |