UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROINTER I - SEMINÁRIOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

SIGLA:

IME

CH TOTAL TEÓRICA:

0 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

90 horas

CH TOTAL:

90 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo geral: Implementar métodos de estudo da Matemática na Universidade, através de diferentes estratégias de intervenção que visam contribuir com o aprendizado e a permanência do estudante no curso de graduação, iniciando a capacitação deste no preparo de uma unidade didática e na pesquisa de recursos didáticos (livros, artigos, documentários, softwares, entre outros).

Objetivos específicos: Visando a consecução dos objetivos do PROINTER, objetiva-se desenvolver reflexões críticas a respeito das interações entre a Matemática e os processos de ensino-aprendizagem na escola atual; discutir e avaliar o papel do professor e do pesquisador na Sociedade Brasileira, considerando aspectos políticos, econômicos e sociais; estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

Ementa

Discussões de diferentes métodos de organização e de estudo, refletindo criticamente sobre a adaptação à universidade, sobre o papel da educação na garantia dos direitos humanos, a motivação e o desempenho acadêmico no curso de graduação em Matemática. Reflexões acerca dos desafios do ensino da Matemática, através da realização de oficinas, aulas simuladas, desenvolvimento de projetos e utilização dos recursos da biblioteca e da informática sobre tópicos de interesse das disciplinas Fundamentos de Matemática Elementar I e II.

PROGRAMA

Os conteúdos explicitados a seguir referem-se essencialmente à forma com que as atividades serão desenvolvidas. Por ser esta uma disciplina associada ao PROINTER, deseja-se que tais conteúdos sejam desenvolvidos através de ações integradas com a participação contínua dos alunos. Pretende-se promover a articulação teoria-prática na formação do estudante, articulando e aprofundando temáticas que consolidem os objetivos da formação de professor nas diversas áreas que compõem a estrutura curricular do Curso de Matemática, possibilitando que o estudante seja capaz de refazer o processo de pesquisa, discutindo essa específica metodologia de ensino-aprendizagem e seus resultados e consequências, tendo em vista ampliar a compreensão a respeito dos contextos educacionais e de seus condicionantes, e dando elementos para que sejam desenvolvidos materiais e resultados com vistas a suas socializações junto ao SEILIC.

1. Introdução aos estudos em Matemática na universidade (15 horas)
1.1. A importância da aula de Matemática.
1.2. Principais problemas do ensino de Matemática no Brasil.
1.3. Investigando erros em Matemática.
1.4. Desempenho acadêmico dos estudantes em Matemática.
1.5. O papel da educação na garantia dos Direitos Humanos.
1.6. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

2. Oficinas, aulas simuladas, desenvolvimento de projetos e utilização dos recursos da biblioteca e da informática (70 horas)
2.1. Conjuntos, conjuntos numéricos, relações e funções (Ementa de Fundamentos de Matemática Elementar I).
2.2. Lógica, trigonometria, números complexos e polinômios (Ementa de Fundamentos de Matemática Elementar II).

3. Visitas monitoradas a Escolas e Unidades de Ensino (5 horas)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

[1] IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar. (11 vols.). Vol. 3: Trigonometria. 8a. ed. São Paulo: Atual Editora. 2013.

[2] IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar. (11 vols.). Vol. 6: Complexos, Polinômios e Equações. 8a. ed. São Paulo: Atual Editora. 2013.

[3] IEZZI, G. & MURAKAMI, C. Fundamentos de Matemática Elementar. (11 vols.). Vol. 1: Conjuntos e Funções. 9a. ed. São Paulo: Atual Editora. 2013.

[4] LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E. & MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. (4 vols.). Vol. 1. 10a. ed. Rio de Janeiro: SBM - Sociedade Brasileira de Matemática (Coleção do Professor de Matemática), 2012.

[5] LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E. & MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. (4 vols.). Vol. 3. 6a. ed. Rio de Janeiro: SBM - Sociedade Brasileira de Matemática (Coleção do Professor de Matemática), 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

[1] ALENCAR FILHO, E. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo: Editora Nobel, 2002.

[2] ÁVILA, G. Variáveis Complexas e Aplicações. 3a. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, 2000.

[3] CARMO, M. P.; MORGADO, A. C. & WAGNER, E. Trigonometria e Números Complexos. 3a. ed. Rio de Janeiro: SBM - Sociedade Brasileira de Matemática (Coleção do Professor de Matemática), 2005.

[4] D'AMBRÓSIO. U. Etnomatemática: elo entre as tradições e modernidade. 5a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

[5] FREIRE. P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2015.

[6] GERÔNIMO, J. R. & FRANCO, V. S. Fundamentos de Matemática: uma introdução à lógica matemática, teoria dos conjuntos, relações e funções. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá. 2008.

[7] LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E. & MORGADO, A. C. Temas e Problemas Elementares. 4a. ed. Rio de Janeiro: SBM - Sociedade Brasileira de Matemática (Coleção PROFMAT), 2016.

[8] MORAIS Filho, D. C. Um Convite à Matemática: fundamentos-lógicos, com técnicas de demonstração, notas históricas e curiosidades. 2a. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2007.

[9] ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.

aprovação

 

Prof. Dr. Germano Abud de Rezende

Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância

 

Prof. Dr. Guilherme Chaud Tizziotti

Diretor do Instituto de
Matemática e Estatística - IME

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Germano Abud de Rezende, Coordenador(a), em 26/07/2024, às 13:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Guilherme Chaud Tizziotti, Diretor(a), em 26/07/2024, às 17:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5558035 e o código CRC 5D96759E.




Referência: Processo nº 23117.020802/2024-18 SEI nº 5558035