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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
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CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO AO CÁLCULO |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA |
SIGLA: IME |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Formalizar, com rigor matemático, os conceitos de conjuntos numéricos, função e relação, fazendo com que o aluno adquira habilidades em efetuar operações com as principais funções. Preparar o aluno para o estudo de novos conceitos matemáticos, como o estudo do limite de uma função. Apresentar métodos e fundamentações dos conceitos matemáticos, ensinando o aluno a trabalhar com as propriedades de conjuntos numéricos. Resolver equações e inequações em R. Modelar e explorar aspectos algébricos e geométricos no manuseio e operações envolvendo os mais diversos tipos de funções e situações-problemas, inclusive aquelas associadas a modelos recursivos.
Ementa
1 – O conjunto dos números reais.
2 – Relações recursivas.
3 – Funções.
4 – Noções de lógica.
5- Elaboração, pelo aluno, de uma proposta de ensino abordando um dos temas estudados.
PROGRAMA
1 – O conjunto dos números reais
1.1 O conjunto R dos números reais: definição, operações e relação de ordem
1.2 Intervalos
1.3 Desigualdades
1.4 Valor absoluto
1.5 Desigualdade triangular
1.6 Equações e Inequações
2 – Relações recursivas
2.1 Conceito e modelagem de situações-problema.
3 – Funções
3.1 Conceito e principais elementos: domínio, contra-domínio, imagem direta e imagem inversa.
3.2 Operações com funções: soma, produto, composição e inversa.
3.3 Sistemas de coordenadas e gráfico de uma função.
3.4 Funções pares, ímpares, crescentes, decrescentes e periódicas
3.5 Algumas funções especiais: polinomiais, racional, potência, maior inteiro, escada, trigonométricas (e suas inversas).
3.6 Modelagem de situações-problema via funções.
4 – Noções de lógica
4.1 Sentenças matemáticas: conectivos.
4.2 Tabelas verdade.
4.3 Relações de implicação e de equivalência.
4.4 Teoremas e proposições: tipos de demonstração.
5 - Elaboração, pelo aluno, de uma proposta de ensino abordando um dos temas estudados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
[1] ARAÚJO, M. F. C. Introdução ao Cálculo. 2a. ed. Uberlândia: UFU - Centro de Educação a Distância, 2017.
Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25233
Acessado em 23/08/2019.
[2] CASTRUCCI, B. Introdução à Lógica Matemática. 4a. ed. São Paulo: Livraria Nobel, 1979.
[3] IEZZI, G. & MURAKAMI, C. Fundamentos de Matemática Elementar. (11 vols.). Vol. 1: Conjuntos e Funções. 9a. ed. São Paulo: Atual Editora. 2013.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
[1] ALENCAR Filho, E. Teoria Elementar dos Conjuntos. 17a. ed. São Paulo: Livraria Nobel, 1978.
[2] FLEMMING, D. M. & GONÇALVES, M. B. Cálculo A: funções, limite, derivação, integração. 6a. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
[3] HEFEZ, A. Elementos de Aritmética. 2a. ed. Rio de Janeiro: SBM - Sociedade Brasileira de Matemática (Coleção Textos Universitários), 2006.
[4] IEZZI, G.; DOLCE, O. & MURAKAMI, C. Fundamentos de Matemática Elementar. (11 vols.). Vol. 2: Logaritmos. 10a. ed. São Paulo: Atual Editora. 2013.
[5] LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. (2 vols.). 3a ed. São Paulo: Editora Harbra, 1994.
aprovação
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Prof. Dr. Germano Abud de Rezende Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância |
Prof. Dr. Guilherme Chaud Tizziotti Diretor do Instituto de |
| | Documento assinado eletronicamente por Germano Abud de Rezende, Coordenador(a), em 25/06/2024, às 19:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | Documento assinado eletronicamente por Guilherme Chaud Tizziotti, Diretor(a), em 25/06/2024, às 19:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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| Referência: Processo nº 23117.020802/2024-18 | SEI nº 5461637 |